Livros e autores

Procuro estabelecer um diálogo com os autores com os quais trabalho. Nem sempre concordo com tudo que trazem para a conversa, mas respeito todos que aqui indico.

Jean-Noël Kapferer é meu autor de branding favorito. Seus livros atualizados, infelizmente não têm em português, mas para quem não lê em inglês, é possível encontrar edições mais antigas no Brasil. É um autor que entende de marketing, branding e negocio em geral. Por isso não é superficial. Tem que ter estofo para alcançar o autor. Website do autor

Al RiesJack Trout escreveram um clássico fundamental. Kotler afirma que se estivesse que rever os 4Ps, eles seriam cinco, para incluir o “P” de Posicionamento, que permeia todo composto de marketing. O livro, contudo,  nunca mais foi atualizado. Tudo que o livro tem de bom, tem também de datado, já que os cases não foram atualizados. Não importa. Deve ser lido. Não existe bom marketing, nem branding, sem o conceito desbravado neste livro de leitura fácil e cativante. Website de Al Ries  Website de Jack Trout

Mark Batey é um outro autor interessante, contemporâneo e bastante ativo. Foca os aspectos psicológicos, sociológicos e semióticos, dentre outros temas, que devem ser observados na construção das marcas. É especialmente interessante para os administradores e engenheiros que trabalham com marcas e não tem tanta familiaridade com as ciencias humanas. Abre a cabeça. Website do autor

Wally Olins nos traz outro livro muito bom, que não tem no Brasil, mas tem em português de Portugal. Leitura leve, escrito por um dos profissionais percursores do branding como conhecemos hoje. O britânico  compartilha no livro sua experiencia apoiando marcas de produtos, serviços e países. Website do autor

Alice M. Tybout e Bobby J. Calder organizaram esse livro que reúne textos dos principais professores de Kellogg School of management, comumente apontada como a melhor escola de marketing do mundo, incluindo seu membro mais ilustre, Kotler. Usei quando fiz um curso na escola há alguns anos atrás. O livro é de fácil compreensão, cheio de casos ilustrativos e resume o mais importante a se saber sobre marketing. Uso sempre para consulta e recomendo para meus alunos. Website da Kellogg